Revista Discente Eletrônica da pós-graduação em História da Universidade Federal de São Paulo

Notícias

Chamada para publicação

É com imenso prazer que a Revista Hydra – periódico discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de São Paulo – informa que está aberta a chamada para o dossiê que irá compor o Volume 2, Número 4, julho/2018: “História do Tempo no Brasil”

A revista aceita igualmente Artigos Livres, Notas de Pesquisa e Resenhas.

O prazo de envio dos textos: 17/02/2018 até 06/05/2018, diretamente para o email da revista: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Previsão de publicação: Julho de 2018.

Para enviar um artigo verifique as normas de publicação.

**O conselho editorial gostaria de ressaltar que por motivos referentes à proposta temática do dossiê e sua organização excepcionalmente nesta edição, estaremos recebendo artigos de graduandos.**

Atenciosamente,

Conselho editorial Hydra.

Destaques

Nota da Revista Hydra sobre o Julgamento do Ex-Presidente Lula

A Revista Hydra vem a público reafirmar a indignação com os fatos recentes a respeito do julgamento de Luis Inácio Lula da Silva. Contudo, também viemos reforçar, já que nosso enfoque é história, quão necessário é neste momento maior atenção às polarizações que são exploradas politicamente e abertente pelos veículos de comunicação. 

Tom Zé nos pergunta com quantos quilos de medo se faz uma tradição? 
Não sabemos a pesagem, contudo sabemos que as batalhas que vem serão ainda maiores.  Esperando que a tonelada nas costas seja cada vez menor, estejam atentos. Em tempos de crise, as vezes é imensurável o sentido que a vida nos mostra.

Nota da Revista Hydra sobre o Assassinato de Marielle Franco

A Revista Hydra lamenta profundamente a morte brutal da vereadora Marielle Franco, na noite desta quarta-feira, 14 de março, no Rio de Janeiro (assim como do motorista Anderson Pedro Gomes). Mulher, negra, mãe, lésbica, socióloga, guerreira. Reconhecida por sua histórica luta por direitos humanos, especialmente em defesa dos direitos das mulheres negras e moradores de favelas e periferias e na denúncia da violência policial. 
Quatro tiros que atingiram a muitos. Hoje, todos desabamos. Mas, ainda que faltem palavras, nossa revista vem a público manifestar repúdio a este acontecimento e espera que as circunstâncias desse assassinato sejam esclarecidas, ainda que na atual circunstância em que vivemos, justiça seja uma palavra a procura de sentido. 
Luto em luta! Marielle presente!

 

Eventos

Semana de Acolhida ao Pós-Graduando

A programação do dia 14/03/2018 da Semana de Acolhida ao Pós-Graduando da EFLCH contará, também, com a participação de Sylvia Maria Affonso da Silva, representante da Coordenadoria de Pesquisa da Unifesp.

Além disso, no dia 13/03, das 10:30 às 12h, a apresentação do PPGH será na sala 211.

 

Cartaz - Semana de Acolhida ao Pós-Graduando da EFLCH.jpg